21 abr 2010

CAMPANHA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIVERSIDADE

PLATAFORMA TERRE DES HOMMES
BRASIL – ALEMANHA

FUNDAMENTAÇÃO

O Brasil é um país muito grande, possui 26 Estados federados e Distrito Federal, 5565 Municípios. Possui uma área de 8.547.403Km², equivalente a 47% do território sul americano. Possui uma diversidade cultural muito grande, fruto dos diversos povos que fizeram parte da sua colonização.
Frente a essas características, a sugestão trazido por TDH para que fizessemos a Campanha da Educação Intercultural e diversidade, foi logo aceita pelo grupo das 7 entidades organizacionais apoiadas por TDH no Brasil, vindo ao encontro de nossa cultura, sendo um movimento interno que cada organização já trabalhava internamente..

QUEM SOMOS

Rede formada pela integração das 7 entidades brasileiras apoiadas pelo Programa Uma hora para o Futuro- doação de uma hora ao ano do trabalho dos funcionários da Volkswagen Alemã, administrada pela ONG Terre des Hommes da Alemanha

ORGANIZAÇÕES CO-PARTES

• CCFST- CENTRO CULTURAL AFRO BRASILEIRO FRANCISCO SOLANO TRINDADE
São Bernardo do Campo e Diadema - SP
• CEFA-CENTRO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO AO ADOLESCENTE PROF CID DA SILVA CESAR
São Carlos- SP
• CELIVI- CENTRO DE LIBERTAÇÃO DE VIDAS
Santo André-SP
• ENTIDADE FILANTRÓPICA PROJETO ESPERANÇA SÃO PEDRO APÓSTOLO
Taubaté- SP
• FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MENINOS E MENINAS DE RUAS PROFETA ELIAS
Mandirituba-PR
• PROGRAMA SOCIAL GOTAS DE FLOR COM AMOR
São Paulo- SP
• MENINOS E MENINAS DE RUA
Santo André- Guarulhos. Diadema-SP

ANTECEDENTES

O Estudo da Educação Intercultural já fazia parte da maior parte das organizações sociais parceiras de TDH, embora nem sempre estivesse explicitado em seu plano político pedagógico e cada organização acaba trabalhando o tema de forma individual.
Com o apoio de TDH houve um fortalecimento do estudo do tema, com a troca de experiências e a promoção de materiais e palestras que fortaleceram cada organização dentro da temática proposta.

SUCESSOS

-Conseguimos trocar experiências e tecnologias sociais entre as organizações;
-Tivemos ao envolvimento e a participação dos jovens das entidades na elaboração do logo da Campanha e na participação no Lançamento da Campanha;
-Integramos projetos dentro da Plataforma Brasil e junto as Plataformas Internacionais;
-Realizamos o lançamento da Campanha em 2008 .
-Em 2009 cada entidade trabalhou dentro dos seus espaços pois não teve verba para a Campanha
-Estamos trabalhando em 2010 a Campanha Educação Intercultural e Diversidade que recebeu aporte financeiro do Projeto Uma Hora para o Futuro e TDH para 2010 e 2011
-Houve um fortalecimento das organizações parceiras com as trocas ocorridas;
-Alinhamos metodologia junto aos parceiros;

OBJETIVO GERAL

Promover espaço para ampla discussão sobre a educação intercultural, fortalecendo as matrizes culturais brasileiras, através de ações que afirmem e valorizem a diversidade cultural de crianças, adolescentes e suas famílias.

1 comentario:

珮瑜珮瑜 dijo...
Este comentario ha sido eliminado por un administrador del blog.